terça-feira, 30 de março de 2010

Lucratividade e empreendedorismo na Páscoa

Informalidade e otimismo marcam uma das épocas mais lucrativas do comércio varejista



Com diferenças na temática, mas semelhança nos – altos - índices de consumo como o Natal, a Páscoa de 2010 tem previsão de movimentar aproximadamente 211 milhões de reais somente no estado de São Paulo. Para empresários ligados diretamente a este segmento, cerca de 58% acreditam em um faturamento superior em relação ao ano de 2009.

No mercado informal, as expectativas de bons rendimentos extras para os pequenos empreendedores seguem o perfil otimista das grandes indústrias. Um bom exemplo de persistência e otimismo na busca da renda informal em épocas sazonais como a Páscoa é o de Lilian Bouzan. Em entrevista (veja vídeo), ela comenta que fabrica ovos caseiros para encomendas há três anos, e aposta que 2010 será o mais rentável desde o início de suas atividades. “As encomendas triplicaram em relação ao ano passado”, afirma Lilian.

A tabela montada por Lilian mostra uma grande variedade de preços, que vão de R$ 10 a R$ 41, e de sabores, como os clássicos ao leite e crocante, além de especialidades como de Nutella. Os clientes têm diferentes opções de ovos e recheios e podem montar cestas ou bandejas com vários chocolates. “Tenho uma encomenda de um ovo de seis quilos para uma mulher insaciável”, responde quando questionada sobre pedidos inusitados.

Com a conquista de aproximadamente 20% do mercado do último ano para cá, o consumidor que opta em comprar os ovos de Páscoa caseiros, chega a economizar em alguns casos, aproximadamente, 50% do valor total, em comparação ao ovo industrializado. O sucesso dos ovos produzidos em casa está nos ingredientes usados e no modo de preparo, diferenciando assim, do ovo industrializado. O caseiro se torna mais ‘puro’ com relação aqueles encontrados nas grandes lojas.



Variação de 90% nos industrializados

A Fundação Procon de São Paulo divulgou, no final do mês de março, um levantamento mostrando que há uma diferença de até 90% nos preços dos produtos de Páscoa nos supermercados da capital paulista. De acordo com a pesquisa, a maior variação, de 89,99%, foi verificada no ovo Trakinas Meio a Meio com brinquedo de número 15, que custa entre R$ 9,99 e R$ 18,98. Comparados ao ano passado, houve, em média, alta de 5,79% nos preços dos ovos de Páscoa.

Em outros produtos, como as caixas de bombons, a variação chega a 80,05%. O Grandes Sucessos da Lacta, de 400 g, teve a maior variação, de 80,05% - de R$ 3,33 a R$ 4,16. Nos bolos de Páscoa, a maior diferença de preço, de 68,09%, constatada foi no Bella Páscoa Light de 500 gramas: o produto custa de R$ 7,49 a R$ 12,59. O levantamento foi realizado em dez estabelecimentos entre 9 e 10 de março e foram pesquisados 157 itens.

Crédito foto: www.olx.com.br

Grupo: Murillo Nascimento, Kátia Vasconcelos, João Fantini e Talita Barauna

Um comentário:

  1. Que chique Priminha!!!

    Isso ae eu ta,bém criei um até comprei um dominio e pretendo postar coisas interessantes mas vou utilizá-lo para Estudo e aprendizado também para me dar força e ânimo para estudar sempre, preciso mudar algumas culturas que em mim imperam rs!

    Parabéns

    ResponderExcluir