segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fugindo da agulha

No ano passado, quando a gripe H1N1 começou a assombrar o mundo, eu não me preocupei muito com o assunto. Sempre fui resistente a gripes e afins, sou difícil de ficar doente. Quando começaram a falar sobre a chegada da vacina no Brasil, também não me interessei pelo assunto, é sempre bom ter a prevenção, mas não estava preocupada com isso.

Chegou o dia de enfrentar a agulha! Boa parte dos meus amigos e conhecidos que tomaram a vacina tiveram alguma reação além da esperada dor no braço: dor de cabeça, náuseas, dores no corpo e febre. Faltam quatro dias para terminar o ciclo de vacinação para os jovens entre 20 e 29 anos e eu ainda não tive coragem de ir! Para me incentivar ainda mais, uma gripe chatinha me pegou esse fim de semana. Tenho até sexta-feira para me decidir, para arriscar minha, nesse momento, frágil saúde. (Tá, exagerei! Na verdade, estou com medo mesmo!)

Desde o começo da campanha, o número de pessoas vacinadas não atingiu o esperado pelo Ministério da Saúde. Os dados mais recentes que encontrei são do G1, desta manhã de segunda-feira, dia 19: um pouco mais de 28 milhões de pessoas estão imunizadas. A vacinação das mulheres grávidas e dos doentes crônicos não atingiu nem 60% desses grupos (54% e 56,2%, respectivamente). Já os funcionários da saúde garantiram suas doses, 100%.

Em relação às crianças, 86% dos bebês entre seis meses e dois anos foram imunizados. O grupo ao qual me incluo, até o momento, está com 41% de protegidos da contra a gripe H1N1. A vacinação para todos esses grupos vai até o dia 23 de abril, próxima sexta-feira, exceto aos idosos de algumas regiões que podem se vacinar também em maio (maiores informações na matéria do G1). Por isso, a porcentagem de imunes deve aumentar. Até lá, decido se entro para as estatísticas.

Matéria do G1:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2010/04/ministerio-adia-vacinacao-contra-gripe-sazonal-de-idosos-em-3-regioes.html

2 comentários:

  1. Pois é, Kah... Também estou nas estatísticas, inclusive a das pessoas com efeitos colaterais! Hehehe, mas foi por apenas um dias, bastante dor no corpo, a prova de Tylenol e tudo. E justamente, eu estava um pouco gripado. Outra estatística: as pessoas estão ficando gripadas dias antes de comparecer pra agulhada. Parabéns pelo texto! Beijo

    ResponderExcluir
  2. Fala priminha, quero te dizer que tu é orgulho viu e na nossa família tu sabes que são poucos que chegaram onde estais chegando, continue assim dedicada, eu criei um blog para mim também mas preciso aprender a escrever rsrsrs, tenho várias idéias e sei diversas coisas porém quando vou por no papel é um desastre, quando tiver uma folguinha me ensine o segredo de formular bem os textos assim como fez neste Post... Bjus e parabéns

    ResponderExcluir